Uroneurologia

A Uroneurologia é um capítulo da Urologia que trata das patologias do trato urinário conseqüentes a distúrbios neurológicos.

Causas das Doenças Uroneurológicas:

• Congênitas - Ex: mielomeningocele
  • Adquiridas - Ex: trauma raqui-medulares, acidente vascular-cerebral e diabetes

• Quadro Clínico

A principal queixa é a incontinência urinária. Porém outros sintomas, tais como: dificuldade de esvaziamento vesical associada ou não a incontinência urinária e sintomas irritativos decorrentes de infecção urinária também podem ser encontrados.

As principais complicações destes pacientes, infecção urinária recorrente e a insuficiência renal, podem ser causadas devido a presença de refluxo vésico-ureteral ou então por uma hiperatividade do músculo da bexiga (detrusor) decorrente da doença neurológica.

História clínica detalhada

Exame Físico - atenção especial na observação da região da coluna lombo-sacra, onde se deve observar a presença de pelos, manchas ou pregas glúteas.

Exames Complementares - ultra-sonografia, urografia excretora, uretrocistografia miccional, além de tomografia computadorizada e ressonância magnética devem ser utilizadas quando necessárias.

Nesta área da Urologia, o estudo urodinâmico completo é um exame imprescindível para o diagnóstico, tratamento e acompanhamento destes pacientes.

Tratamento

O tratamento é escolhido especificamente para cada caso levando-se em consideração o objetivo que se pretende alcançar.

Conservador

• Cateterismo Intermitente limpo
  • Estímulos ou manobras de esforço abdominal para o esvaziamento da bexiga
  • Medicações
  • Para aumentar ou diminuir a resistência infra-vesical
  • Para aumentar ou diminuir as contrações detrusoras
  • Neuromodulação

• Cirúrgico

• Ampliar a capacidade da bexiga
  • Aumentar ou diminuir a resistência infra-vesical
  • Construção de novas bexigas

• Há algum tempo, a principal causa de óbito entre os pacientes neurourológicos era a Insuficiência Renal. Atualmente, com o advento da urodinâmica e exames complementares mais sensíveis, o diagnóstico passou a ser mais preciso e mais precoce, o que nos proporciona oferecer uma melhor escolha nas opções de tratamento, uma melhora na qualidade de vida do pacientes, diminuindo sensivelmente as taxas de morbimortalidade causadas pelas doenças uroneurológicas.