Problemas nos Testículos

1. Venho sentindo muitas dores no testículo esquerdo quando faço caminhada longa ou corro muito. O que tenho?

A dor testicular pode ser sinal de doença presente no testículo (orquite), no epidídimo (epididimite), na parede abdominal (hérnia) ou nos rins (cálculos). Algumas vezes pode ser uma dor de origem músculo-esquelética, mas esse é um diagnóstico de exclusão, ou seja, considera-se que a causa da dor é muscular quando as outras possibilidades foram excluídas. Procure o seu urologista e verifique se ele avaliou todas as possibilidades de diagnóstico urológico. O câncer de testículo produz nódulo indolor, endurecido, facilmente palpável no exame físico da gônada. Em casos de dúvida o urologista pode solicitar uma ultra-sonografia de bolsa testicular para definir melhor esse nódulo. Não é possível definir o quê exatamente está ocorrendo no seu caso sem examiná-lo, por isso, a melhor idéia seria consultar um TiSBU.

2. Quando o homem perde um de seu testículos ele fica infértil e impotente?

A função sexual e reprodutiva pode ser mantida em condições normais por apenas um dos testículos. Normalmente, o testículo remanescente pode suprir a produção hormonal e preservar a ereção e a fertilidade. No entanto é necessário observar a causa da perda desse testículo. Após traumatismos, normalmente a gônada remanescente fica normal. No caso de doenças infecciosas e congênitas pode haver comprometimento da fertilidade. Após torção bilateral do cordão espermático (estrutura que contém os vasos sangüíneos e nervos dos testículos), a produção de testosterona também fica comprometida.

3. Gostaria de saber se é normal um testículo ser maior que o outro, se a diferença é grande e se causa dor.

Uma pequena diferença no tamanho dos testículos é normal. Diferenças maiores podem significar que existe um problema (atrofia ou crescimento de um dos testículos). Somente com um exame físico um TiSBU poderá lhe dizer a possibilidade de existir alguma doença. Os testículos atróficos podem doer, mas os normais também, mesmo sem infecções ou inflamações. Pode haver também o surgimento de tumores ou o acúmulo de líquidos ao redor dos testículos (hidrocele). As doenças dos testículos podem provocar problemas de fertilidade e dependendo das alterações observadas pode ser necessário realizar uma análise do sêmen. Procure um TiSBU para obter mais esclarecimentos.