Infecções Genito Urinárias

1. É possível curar uma cistite crônica?

O termo "cistite crônica" é atribuído ao tipo de processo inflamatório que é observado ao microscópio em uma lâmina de biópsia da bexiga urinária. Existem diferentes doenças que provocam esse tipo de inflamação. Algumas doenças têm causa conhecida e podem ser curadas. Outras, de causa desconhecida, ainda não podem ser curadas. Todavia, podem ser tratadas de modo a aliviar os sintomas e dar mais conforto aos portadores do problema. A informação mais importante que uma pessoa portadora de cistite crônica deve saber é que esses casos não se transformam em doenças malignas (como câncer, por exemplo). Além disso, é preciso fazer uma lista completa dos fatores desencadeantes das crises dolorosas (por exemplo, alimentação, bebidas, nervosismo, ansiedade, clima, etc) e uma lista completa dos fatores de alívio. Além disso a freqüência das crises e o impacto dos sintomas nas atividades cotidianas devem ser anotados. Finalmente, o exame físico e a presença de doenças associadas têm que ser levantados. De posse dessas informações, procure um TiSBU para obter orientações específicas sobre o seu caso.

2. Gostaria de saber se toda uretrite masculina surge após contato sexual com uma pessoa com doença venérea. Existe alguma outra doença cujo sintoma seja secreção purulenta pelo pênis?

As uretrites podem ser de origem inflamatória ou infecciosa e qualquer tipo pode produzir secreção uretral. Em geral, as uretrites de causa inflamatórias têm origem em doenças reumáticas ou em irritações produzidas por manipulações da uretra. As uretrites infecciosas geralmente são doenças sexualmente transmissíveis. Embora se admita que é possível adquirir uma uretrite sem contato sexual direto (a partir de roupas, banheiros, lençóis, etc), sabe-se que esta forma de contaminação é pouco provável. A via de contaminação mais aceita é a que ocorre por contato direto com uma pessoa contaminada. Em certos casos são necessários vários contatos para que se adquira a doença, mas é possível se adquirir com um contato isolado. O uso de preservativos masculinos ou femininos constitui-se em proteção bastante eficaz contra as uretrites. As mulheres também podem ter uretrites, mas nestas, os agentes causadores destas infecções atacam principalmente a vagina, o colo uterino e as trompas. Caso necessite maiores esclarecimentos fique à vontade para nos contatar novamente ou então procure um TiSBU.

3. Gostaria de obter algumas informações sobre a Clamídia. É possível pegar por forma indireta (roupas, banheiros, etc) ou somente na relação sexual?

As infecções por clamídias geralmente são adquiridas por contato sexual. Especula-se a possibilidade dessa doença ser transmitida por fômitos (roupas, sujeira, outros contatos indiretos), mas não existe comprovação dessa teoria. Em muitos casos de infecção temos dificuldade para determinar o contato transmissor da doença porque muitos indivíduos são portadores assintomáticos. Nesse caso, seria necessário investigar todos os contatos sexuais dos homens e mulheres envolvidos para se determinar a origem da doença. Isso nem sempre é possível. No homem a infecção produz mais freqüentemente a uretrite. Trata-se de uma inflamação da uretra que produz discreto ardor na parte final do canal e secreção, principalmente matinal, em pequena quantidade. Na mulher o problema mais comum é a cervicite. Trata-se de inflamação do colo do útero que pode causar corrimentos. A doença é mais comum em adultos jovens heterossexuais, sem promiscuidade. A maioria das infecções não é grave e não produz conseqüências maiores se tratada adequadamente. O período de incubação varia de 7 a 14 dias a partir do contato sexual suspeito. O tratamento é feito com antibióticos adequados, facilmente encontrados no mercado farmacêutico.

4. Recentemente, realizei um exame de ultra-som para exame dos testículos e foi detectado um cisto próximo a eles? Qual o significado e gravidade disso?

Os cistos mais comuns da bolsa testicular são os de epidídimo. Estes cistos geralmente são doenças benignas que não causam maiores problemas aos seus portadores. Todavia, existem casos raros de cistos causados por traumatismo e por infecções que podem causar problemas de fertilidade, dor ou até complicações mais sérias. Não existe garantia de que um caso como o que você descreve seja um caso simples, apesar das estatísticas serem favoráveis. Procure um TiSBU para obter uma avaliação completa.