Pedra nos Rins

1. O que é litotripsia extra-corpórea? Deixa hematomas?

A litotripsia extra-corpórea por ondas de choque é um tratamento para cálculos urinários que consiste em submeter o cálculo ao impacto de sucessivas ondas de choque, geradas por diferentes mecanismos de acordo com o tipo de equipamento. Essa onda de choque entra no abdomen do(a) paciente portador do cálculo urinário através do ponto de contato entre um cilindro (que contém a fonte de energia e um meio líquido de propagação da onda) e a pele. Após incidir sobre o cálculo, a onda de choque continua se propagando até sair do corpo. Os hematomas podem ser formados nos pontos de maior energia da onda de choque, geralmente próximo à pedra. A freqüência de formação de hematomas depende do tipo de equipamento utilizado, da intensidade da onda de choque aplicada e de características próprias do paciente. Com os equipamentos de litotripsia extra corpórea mais modernos o risco de formação de hematomas é muito pequeno, mas não é inexistente. Há casos descritos de hematomas graves que exigiram inclusive cirurgias de urgência com necessidade de remoção do rim. Todavia, casos extremos são muito raros (risco menor que 1%). A incidência exata de hematomas leves é pouco conhecida porque tais hematomas não têm importância clínica (muitas vezes são assintomáticos e auto limitados) e não são pesquisados rotineiramente.

2. Recentemente fiz um exame de urina e apareceu o item "grande quantidade de grânulos amorfos". Tem a ver com cálculos?

A presença de cristais ou substâncias amorfas (sem forma definida) em uma amostra isolada de exame de urina não tem muito significado clínico. Quando estas alterações estão acompanhadas de sintomas ou são encontradas em amostra colhida durante 24 horas, pode significar alguma coisa, mas mesmo assim, tem pouca relação com cálculos urinários. O fator mais significativo para suspeitar-se de calculose urinária a partir de um exame de urinar é a presença de hematúria (sangue ou hemácias na urina). A causa mais comum de hematúria é cálculo urinário. A produção de cristais na urina aumenta quando a concentração está aumentada (quando uma pessoa ingere pouca quantidade de líquido durante o dia). Se o exame foi realizado apenas por razões preventivas e você não está sentindo nada, fique tranqüila. Porém, se foi realizado para investigação clínica de algum sintoma que você estava apresentando, é melhor você consultar o médico que solicitou o exame.

3. Tive dores muito fortes na região abdominal e lombar e procurei um Pronto-Socorro. Mesmo após ter sido medicado, a dor persistia. Fiz exame de Urina, radiografias e posteriormente Urografia Excretora que não indicaram nada anormal. Porém, apesar de não ter tido mais dores, estou com vontade de urinar constantemente, mesmo não estando com a bexiga cheia, o que me deixa extremamente incomodado. Esse sintoma é normal após uma crise como a relatada acima ? Os sintomas acima realmente tratam-se de crise renal?

Você descreveu um caso muito sugestivo de crise de cólica renal. É comum, após estas crises, a ocorrência de sintomas irritativos da bexiga como o que você está sentindo agora. Eles podem ser causados pela persistência de um cálculo urinário próximo à bexiga ou pela presença de problemas associados como infecção urinária, por exemplo. Não é possível afirmar exatamente o que está ocorrendo sem examiná-lo. Procure um TiSBU para obter maiores esclarecimentos.